sábado, 9 de fevereiro de 2013

Abismo


                Ando ensaiando alguns discursos pra algumas fases da minha vida. Certos textos pré-elaborados, podem ser usados para mais de uma pessoa e para mais de mil situações. Uma adaptação daqui, outra dali, mudanças nos pronomes de tratamento, emprego certo do ‘jeitinho brasileiro’, e pronto. Metade dos meus problemas são resolvidos. Em alguns casos mudo a voz, o jeito de olhar, mas nada que me exija mais de 3 segundos de pensamento puramente mecânico. Tenho uma queda sentimental pela teoria dos 3 segundos. Uma vez aprendida, o mundo nunca mais foi visto do mesmo jeito por mim. Se você tiver o controle da situação, feita qualquer que seja a ‘cagada’, você tem 3 segundos para alcançar o inconsciente de quem foi atingido pelo erro e mudar. Mas apenas 3 segundos, então, raciocine rápido ou nunca se dê a condição de errante. E então eu descobri a fórmula que possivelmente acabaria com a maior parte dos meus problemas da vida: regra dos 3 segundos + discursos pré-elaborados. Pronto. Com isso sua chance de ser um ganhador aumenta em aproximadamente 25%. Parece pouco, mas comece a ver por esse ângulo a partir de agora e esses 25%, são na maioria das vezes tudo o que você precisa!

“Doutor, me ajuda. Comecei com minhas teorias malucas de novo. Onde está o senhor? Creio que deveria ser um deus para mim. Embora eu sempre o mande calar a boca, a sua presença me faz bem.”

A verdade é que nesse momento, os discursos que eu tinha falharam. Como assim? Estou sem palavras? Confusa? Natália, você sempre teve o controle da situação... Acorda Natália, o que causou essa interferência em seus pensamentos? Auto controle... Auto contro... Aut...

Jack é assim como eu. Também tem pensamentos estranhos e também é uma pessoa que não faz muito sentido. Por isso nossa amizade deu certo de cara. Jack é um homem encantador. Não me olha nos olhos, me questiona e me intriga. Aparece apenas quando sente que preciso de seu ombro amigo. E ri de mim quando estou assim sensível. Jack só aparece quando estou sensível e há um passo da beira do abismo. O abismo para nós dois tem uma conotação diferente, onde o resto do mundo chamaria de oasis ou paraíso. Essa noite, Jack apareceu. Sentou-se a beira da minha cama, afagou meus cabelos me pedindo que não abrisse os olhos. Simplesmente curvou-se contra meu rosto e disse sussurrando em meus ouvidos:

“Admita!”

Após isso, já não havia mais a presença da energia de Jack, ele se fora me deixando novamente com mil interrogações dentro da cabeça. Ah Jack! Por que você faz isso comigo? O abismo está há poucos centímetros de mim e você quer que eu admita? Como assim admita? Você está abalando a nossa amizade. Estamos em uma placa tectônica dessa vez. Jack, já não existe mais Pangeia, repense esses seus atos. Você me fez chorar hoje. E isso não é nem um pouco elegante.

“Doutor, você e Jack estão me apunhalando pelas costas. Onde compraram essas adagas? Parecem ter a mesma afiação.”

A frase de Jack, constituída de uma única palavra, um verbo no imperativo me soou muito mal e alojou-se dentro de mim de uma maneira insuportável. E eu acordei em plena madrugada, quando normalmente não estou dormindo (A madrugada é linda pra perder tempo com os olhos fechados) atormentada. E o ADMITA cravou-se, me deixando refém do meu conjunto, corpo, alma e pensamentos. E aí sim,  quem tinha o escudo dos 3 segundos mais discursos pré-elaborados, tornou-se um espírito fracassado numa proporção de aproximadamente 50% mais que das outras vezes. E isso estava me deixando incomparavelmente irritada.

Ao longo do dia, nada fazia sentido, só a frase de Jack e os mistérios que o doutor jogava no ar. A sensação de asfixia foi dominando. E mal da criatura que não sabe desabafar: se sufoca até que alguém chegue e encha forçadamente seus pulmões.  Sufocar-se conscientemente é impossível. Bom, pra mim não. E aí, antes de admitir que você precisa de ajuda, antes de se mostrar vulnerável, o consolo de todo humano que se preze: um boteco.

“Doutor, hoje eu vou me embriagar. De raiva. Algo está me deixando fraca, sugando minhas energias. Esse algo sou eu mesma e um sentimento estranho que me deixa a mercê de minhas fraquezas. Eu jamais chamarei um abismo de oasis. E me deparei com ele. Mas eu não vou pular. Ainda não. Não vou pular até que esse seu rosto de galã de quinta categoria com esse sorriso que era pra ser sexy e no entanto é nojento e a frase de Jack me mostrem que realmente vocês tem razão. E o senhor se prepare, porque antes de cair, ainda o culparei muito por não ter conseguido me curar desse mal. Lembra-se o porquê de eu ter o procurado? Lembra-se o que aquele classificado de jornal onde achei seu número prometia?  O senhor pode ser processado por isso. Está fazendo o contrário. Antes eu tivesse vendido minha alma pro diabo...”

Uma dose, duas doses, três doses e o mesmo pensamento. Que pensamento é esse que anda me corroendo? Essa coisa estranha que me deixa em estado de alarde desde aproximadamente 23 horas do dia 26 de dezembro?  Como algo tão pequeno (literalmente) pode ocupar tanto espaço? Eu cavei meu abismo! Eu cavei meu....

“Jack? Voltou? Não saia daqui agora. Não antes de me dar uma explicação”

“Admita! É a explicação que você merece.”

Num ato reflexo, com essas palavras mais teor alcoólico, junto à visão do que considero meu abismo e pouco antes de desmaiar, vem a consciência súbita e indevida e o ponto positivo pros meus maiores ‘ini-(a)migos’.

A Pangeia vai se transformar...

Admito. Meus pensamentos são fieis a ele.

6 comentários:

  1. Eu acho que esse Jack é tarado :) Há algo do Marquês de Sade nele... rs :D Embora às vezes pareça o Pequeno Príncipe, mas o Pequeno Príncipe tem vários lampejos de transgressão se você observar bem! :)

    ResponderExcluir
  2. Não, não. Jack é uma pessoa bastante especial. Que me incentiva a ser menos covarde na maioria das vezes. Em algum momento ele vai se revelar. Muita calma nessa hora. Rs.
    O Pequeno Príncipe é um tanto quanto irreal. Jack não. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh então ta bão não picisa ficar brava hihi :D mas se ele for um poltergeist não esquece que eu sou xamã hein rsrs ó céus melhor eu comprar um kit Harry Potter antes :) Ah humpf já tô ficando com ciumes desse Jack humpf :( hihi taí pode ser seu anjinho da guarda então!!!! Ah então ta blz, anjo não tem sexo (se bem que aqueles pipis nas estátuas barrocas, aff, me enganaram de novo humpf), mas avisa ele que eu tô de ôio hein rs. Ahhh to calmo só comi uns chocolates com nome de gente, me sinto antropofágico mas não irei devorar o Jack pode ficar tranqüila rs

      Excluir
    2. Acho interessante ver quando certas pessoas conseguem ser ainda mais ilógicas que eu. Rs. Já pensou em se consultar? Ehehehehehehehe.
      Não acelere. Deixe o Jack chegar na hora certa e na forma dele. Deixa de ser curioso oras. Aqui é um texto por semana. Ainda demora muito até que exista uma revelação.
      Ah! Tenho que lhe enviar o artigo do site. Tá ficando bacana. Fiz sobre Hare Krishna...
      :)

      Excluir
    3. hahaha viu você até que é normal hahaha ahhh meu psiquiatra diz que eu sou um gênio e que todos viemos do espaço rs :) ahhhh vou arranjar uma amiga invisível xô imaginar ela pera, hummm ... hummm ... que pernas!!! Bom eu imagino o resto depois rs Ahhh ta bom! Ainda acho que minha nova receita secreta de "pavê na caneca" (meu novo chocolante quente), tem poderes mágicos reelatórios rs. Ahhh claro que ta bakana, tudo o que a senhorita faz é bakana rs :)

      Excluir